segunda-feira, 26 de maio de 2008

Imperdivel na Quinta feira 29/05/08


Pro Dia Nascer Feliz

Flagras da realidade escolar brasileira. Preconceito, fantasia, subversão e negligência integram o cotidiano de um grupo de adolescentes captado pela lente da câmera do diretor João Jardim. A produção dá voz a alunos de 14 a 17 anos, de classes sociais distintas, para que revelem as próprias inquietações e fragilidades no universo educacional. As entrevistas, por sua vez, são distribuídas entre tomadas de ambientes como salas de aula, pátios e corredores a reuniões de conselho e banheiros, o que torna o filme ainda mais fatídico. Professores também têm a oportunidade de exporem o cotidiano profissional, ajudando a pintar o quadro de desigualdades e injustiças. O resultado final é um enredo sensível, que apresenta ao público diversos “brasis” perdidos pelo território, ao mesmo tempo em que provoca um misto de sentimentos - ora esperançosos, ora (muito) amargos.

Ficha técnica
Título original: Pro Dia Nascer Feliz
Direção: João Jardim
Duração: 88 min.
Ano: 2005
País: Brasil
Gênero: documentário
Distribuidora: Copacabana Filmes
Site oficial: www.copacabanafilmes.com.br/prodianascerfeliz

Resenha da Distribuidora

Morre aos 73 anos o cineasta Sydney Pollack


O cineasta americano Sydney Pollack morreu na manhã desta segunda-feira, na Califórnia, vítima de um câncer, informou a rede CBS. Segundo a família, o diretor de 73 anos estava cercado de parentes e amigos.

Pollack nasceu em indiana, EUA, em 1º de julhe de 1934. Começou a filmar em 1965 e ficou famoso por sua parceria com o ator Robert Redford.

Juntos trabalharam em Mais Forte que a Vingança, de 1972; Caavleiro Elétrico, de 1978, Entre Dois Amores, de 1985, e Havana, de 1990.

Diretor de mais de 20 filmes, Sydney Pollack teve três indicações ao Oscar de direção: em 1969 com A Noite dos Desesperados, em 1982 por Tootsie e em 1985 por Entre Dois Amores, que lhe rendeu a estatueta.

Seu último trabalho como diretor foi em A Intérprete, de 2005, com Nicole Kidman e Sean Penn no elenco.

Sejam bem-vindos