terça-feira, 23 de setembro de 2008
Batismo de Sangue - Sinopse
Em São Paulo, no final dos anos 60, o convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Betto, Oswaldo, Fernando, Ivo e Tito passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella.
Frei Betto segue para um convento no sul do Brasil, onde ajuda perseguidos políticos a passarem pela fronteira. Vigiados pela polícia, Frei Fernando e Frei Ivo acabam presos e torturados. A polícia descobre como são feitos os contatos entre Marighella e os dominicanos e prepara uma emboscada para matá-lo. O convento é invadido, Frei Tito é preso. Em Porto Alegre, Frei Betto também é preso e os dominicanos são transferidos para um presídio em SP.
Frei Tito é interrogado e sofre terríveis torturas. Meses depois, um grupo guerrilheiro seqüestra o embaixador suíço no Brasil, exigindo a libertação de setenta presos, entre eles Frei Tito. Contra sua vontade, Frei Tito é mandado para o exílio e vai viver na França.
Mesmo longe do Brasil, Tito não consegue ficar livre de seus carrascos. Por onde passa, acredita estar sendo vigiado e ameaçado. Com intuito de pôr fim ao seu martírio e se livrar de seus perseguidores, Frei Tito comete suicídio.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Fahrenheit 11 de Setembro (Fahrenheit 9/11)
Sinopse: "Fahrenheit 11 de setembro" é uma dura análise da administração do governo Bush após os trágicos eventos de 11 de setembro, feita pelo cineasta ganhador do Oscar Michael Moore. Com seu humor característico e obstinado compromisso de revelar os fatos, Moore contempla a presidência de George W. Bush e onde ela está nos levando. Ele olha como - e porque - Bush e seus conhecidos evitaram associar o 11 de setembro aos Sauditas, ignorando o fato de que 15 dos 19 seqüestradores eram Sauditas e de que foi dinheiro saudita que fundou a Al Qaeda.
Professor Pablo na ESP
Cineclube Darcy Ribeiro exibe filme sobre Salvador Allende e o golpe militar chileno
A propósito dos 35 anos de morte de Salvador Allende, presidente do Chile morto em 11 de setembro de 1973, o Cineclube Darcy Ribeiro exibe neste sábado, dia 06 de setembro, o longa-metragem “Chove sobre Santiago”, do cineasta chileno Helvio Soto (1930-2001).
Eleito democrática e constitucionalmente presidente de seu país, Allende foi vítima de um golpe promovido e executado pelos setores mais reacionários da sociedade e das forças armadas chilenas, com o patrocínio do Departamento de Estado norte-americano.
Segundo lembrou o sociólogo chileno Tomas Moulián, em artigo veiculado no site Le Monde diplomatique Brasil em 2003, Allende “era um homem político forjado nas lutas cotidianas. Visava conquistar espaços para uma política popular, num sistema democrático representativo, em que as políticas de aliança para favorecer a esquerda fossem factíveis. Mas nunca abandonou a crítica ao capitalismo e o desejo de socialismo”.
O filme de Helvio Soto é uma representação ficcional dos eventos que culminaram com a morte de Allende e a violenta repressão desencadeada com a vitória dos golpistas.
Para debater o filme, o golpe chileno de 1973 e suas conseqüências, o Cineclube Darcy Ribeiro convidou a professora Suze Piza, socióloga que leciona a disciplina “América Latina em Questão” na Universidade Metodista de São Paulo, e o professor Pablo Reimers, ex-aluno da Escola de Sociologia e Política da FESPSP, que dá aulas de “Cultura e Língua Hispânica” no Colégio Magister e é presidente do Comitê do Centenário de Salvador Allende no Brasil, além de fundador do Cineclube Leon Hirszman).
Serviço:
Cineclube Darcy Ribeiro
Data: 06 de Setembro (Sábado)
Horário: 13h00
Local: Unidade General Jardim (R. General Jardim, 522)
Filme : CHOVE SOBRE SANTIAGO (Il pleut sur Santiago, Helvio Soto, 1976. França/Bulgária, 112 min, cor)
Direção e Roteiro: Helvio Soto
Fotografia: Georges Barsky
Música: Astor Piazzolla
Elenco: Bibi Andersson, Dimitar Buynozov, Nicole Calfan, Riccardo Cucciolla, Annie Girardot, Serge Marquand, Laurent Terzieff e Jean-Louis Trintignant, entre outros.