A partir do que foi discutido no último Cineclube, quando assistimos o filme Tropa de Elite, escolha um dos temas que são abordados no decorrer da narrativa fílmica e escreva um comentário crítico com no mínimo dez linhas, utilizando a variedade padrão da Língua Portuguesa. Procure ser coerente e coeso, justifique sua argumentação e não tenha medo de expor suas idéias, pois sua opinião não está em julgamento.
Não esqueça de colocar seu nome e sua série, as postagem anônimas serão ignoradas!
34 comentários:
O filme tropa de Elite tem vários assuntos abordados como a violência no rio,no filme os policiais da BOPE fazem uso de torturas desumanas para alcançar seus objetivos alem de todos eles são praticamente desumanos.
Outro assunto abordado no filme é a hipocrisia das pessoas "privilegiadas" no Brasil que não se importa com as pessoas pobres que sempre estão morrendo nestes confrontos de policia e traficante e sim quando um caso de que atinja alguém de seu lado e as vezes quando são casos extremamente radical e que de sertã forma da dinheiro para a mídia.
Pedro Henrique Pontual Viana,Primeiro A,Numero 21
O filme Tropa de Elite foi um dos filmes que teve maior repercussão no Brasil, pois em mente parecia que retratava a realidade que os brasileiros vivem, mas não é isso quem podemos ver, e sim vimos um realidade exagerada de forma que desse a entender que sem o Bope nos não seriamos nada.Alem disso mostra a favela como se não tivesse pessoas trabalhadoras ali e sim só traficante, que todo estudante é maconheiro, mas não é desse jeito.Em uma favela tem violencia como em todo o lugar só que deram mais ênfase nisso do quem outros assuntos que deveriam ser tratados.
De toda forma esse filme mostra exageradamente uma imagem do Brasil que existe, mas não dessa forma.
Nubya Paola Dias Moreira, 1°B, N°:19
O filme Tropa de Elite, mostra a realidade das favelas do Rio de Janeiro (principalmente, acontece em todoo Brasil), apesar de mostrar exagerando. Mostra a diferença de classe social, nas favelas entram sem saber quem é inocente e quem é bandido, apenas saem matando qualquer um que está na frente; Já na classe mais alta, nada acontece o tratamento é totalmente outro.
Mostra toda a violência usada pelo bope no Brasil.
Juliana Vieira Lopes. N°10 1°B
Neste filme (Tropa de Elite) houve muita polêmica na questão das favelas, o filme mostra exageradamente os problemas envolvidos e faz com que o público veja o Rio de Janeiro um lugar que só tem traficante, drogado, etc.
No filme mostra também que o Bope seria nossa única solução, e nada mais poderíamos fazer para acabar com os traficantes das Favelas, e o Bope, quando entra nas favelas, atira em qualquer um que passar pelo caminho, não importanto se é gente honesta ou não.
Isabela Carvalho Teodoro da Cunha, 1º B; nº 06.
O filme tropa de elite coloca em destaque um dos grandes problemas do Rio de Janeiro, a violência nas favelas e o como isso atinge a população de classe média/alta. Talvez todos têm culpa de tal violência, pois como mostra no filme o que fortalece os bandidos das favelas é o dinheiro das drogas e a corrupção de alguns policiais, todos são culpados mas a população não deveria jogar toda a responsabilidade de tornar o Rio um lugar melhor sob a policia, pois muitos policiais estão cumprindo com seu trabalho nas favelas tentando manter à "paz" entre a população de classe baixa,média e alta.
Sergio Mauro Antunes Junior,1ºB,Nº22
Tropa de Elite, filme visto como uma das melhores produções do Brasil. Nesse ponto, concordo. Penso que o filme retrata sim a realidade das favelas e que o Bope age dessa forma. No entando, discordo em outros pontos. Infelizmente, o filme generaliza muito a questão de que toda favela é desorganizada, toda polícia é justa e que todo traficante merece morrer. Certo que no meio de um tiroteio, não tem como o Bope parar para verificar quem é inocente e quem não é, porém penso que o filme poderia generalizar menos. De um modo geral, é um filme maravilhoso e que retrata uma realidade (talvez um pouco longe de nós) que persiste em aparecer em nosso país.
Jessely, nº 8, 1ºB
O filme Tropa de Elite, possui pontos positivos e negativos. Por um lado eu concordo no caso que ele representa bastante a realidade que vivemos nas favelas, principalmente do RJ, deixa claro como a BOPE trabalha no combate do uso contra as drogas e da violência(mesmo usando-a para invadir a favela), e mostra também como é rígido e perigoso a vida de quem mora lá, pois corre o risco de
morrer com balas perdidas, ou podem ser confundidas com traficantes. Por um lado eu discordo, deixa um pouco a desejar em certos pontos, como por exemplo: na faculdade todos os alunos tem algum tipo de envolvimento com drogas, por menor que seja ele. Isso na minha opinião não é real, pois existem pessoas que por mais que vivem no meio disso tudo, não se envolvem nesse meio. E é um ótimo filme que nos fazem refletir e analisar cada detalhe que constitui esse País.
Fiama S. Oliveira, 02 - 1ºB
O filme Tropa de Elite ouve muitos comentários,porque nesse filme é colocado a realidade dos brasileiros mais quem realmente sofre com essas "brigas" são os cariocas.No filme mostra mais o menos como que as pessoas de classe baixa,media e alto na sociedade convive com as drogas,violência e etc.E tambem mostra o bope como ele costuma ser em ação nas favelas e morros.
Gabriella de Lima Henn,1ºb;nº05
O Filme Tropa de Elite mostra o que acontece nas favelas do Rio de Janeiro.Mostra o bope em ação contra a violência,e contra o
trafico de drogas.O Rio de Janeiro está tomado pela violência e a única saída que perece ser é o bope,porém é muito violento o metodo que eles usam para combater o crime,mas pelo jeito é assim que o Brasil vai tirar essa violência do país.
Marcela Kiy Esteves Diab nº15 1ºB
O filme aborda vários temas polêmicos um deles e o principal é a violencia.O BOPE faz uso de torturas para ter suas missões cumpridas,e é por essas torturas que os traficantes tem respeito e medo do BOPE,enquanto dos policiais comuns eles não têm medo pois os policiais comuns o ajudam a vender drogas,os policiais até negociam armas em troca de droga,só pensam no dinheiro que podem lucrar com tal coisa.E eu acho que todos deveriam ser como o BOPE,pois se não o país não vai pra frente.
O filme Tropa de Elite retrata a violência e a corrupção policial no Rio de Janeiro,gerada pelo tráfico de drogas onde não só a classe baixa "alimenta" o tráfico e sim a classe média/alta que contribui com o crime, com a compra de entorpecentes por usuários de drogas, nos morros cariocas. Para combater este crime foi criado uma polícia especial, o BOPE, onde os políciais são altamente treinados para combater as mais difíceis situações geradas pelo crime.
Carolina Ameida Costa. 1ºB. Nº01
O filme Tropa de elite, foi um dos poucos filmes brasileiros com boa repercusão nacional e internacional, neste filme o assunto em destaque é a violência que o BOPE, polícia utilizada no Rio de Janeiro para entrar nas favelas, exerce sobre as pessoas, muitas vezes injustamente. Conforme a violência atinge pessoas inocentes o telespectador fica chocado com o que acontece no nosso país, já que o filme aborda um tema real, e talvez seja por isso que Tropa de elite teve tanta repercussão, pois ele mostra como as coisas acontecem no mundo real, e não "engana" o telespectador com um mundo perfeito.
Marcos Henrique Mazzini Rodrigues nº17 1ºB
O filme tropa de elite comporta várias críticas e vários assuntos á respeito da sociedade em que vivemos principalmente a guerra entre traficantes e policiais que aterroriza o Rio de Janeiro. Este é um filme pesado no qual não apresenta heróis, na verdade só existem bandidos, mas o ponto no qual quero falar é a violência que tanto é comentada e mostrada neste filme. O Brasil está em guerra, há muitos anos, o poder (seja ele de qualquer forma) nunca é conseguido sem uma corrupção ou ameaça violenta há alguém superior. Tendo isso como base, hoje o que se quer é o dinheiro e a vida fácil, deste jeito, as pessoas fazem de tudo e não se importam com quem para conseguir chegar a seus objetivos. Então, quanto mais eles vão utilizar da violência e da agressividade ( muito vista neste filme) para conseguir o que querem? Acho de muito abuso de poder o que fazem.
Leticia Bianchini de Lima – Nº11 – 1ºA
O filme Tropa de Elite teve uma repercussão muito grande em todo o Brasil, o filme mostra apenas o lado ruim do Rio de Janeiro, mostrando apenas traficantes e bandidos, deixando de lado suas praias e pontos turisticos. Outro ponto que o filme fala é sobre o BOPE que é a polícia mas violenta de todas, chega até a torturar e matar pessoas inocentes o que eu acho muito errado, eles deveriam primeiro descobrir quem foi e nao sair matando pessoas. Outro ponto é que a classe alta que o filme mostra nunca se importa com as pessoas pobres e só se importam quando algo atinge algum familiar ou amigo muito proximo.
Icaro Gabriel, 1ºA, Nº08
O filme aborda vários assuntos, mas o mais evidente é a violência no cotidiano de que vive em favelas. É um filme que tenta mostrar, o mais perto possível, essa realidade. Mostra também a ignorância das pessoas de classes sociais mais altas, que só se importam com a situação dos pobres quando estes lhe afetam.
Daniella Gomes Kallajian nº4 1ºA
O filme Tropa de Elite retrata vários assuntos ,entre eles ha desigualdade social ,drogas e a ação da policia que no caso seria o BOPE no Rio de Janeiro .Ele mostra essa situação de uma forma complexa , e faz uma critica a sociedade , que contribui com o trafico ,tambem retrata as torturas exercidas pela policia .
O filme mostra como realmente funciona a vida na favela , e como as pessoas reagem a tudo isso , eles querem mostrar o verdadeiro Brasil !.
Camila Ramos Di Prospero Nº2 1ªA
Entre vários assuntos abordados no filme,um dos que mais me chamou a atenção foi de que o trabalho pode gerar estresse e doenças.É nítido que no filme,o Capitão Nascimento,com sua importante função no batalhão,está cansado e acaba descontando esse cansasso em sua mulher.Mas é preciso chegar a esse ponto?Não.A verdade é que quando a pessoa acha que o seu corpo e que sua mente,podem não mais suportar a grande responsabilidade no trabalho,ela tem o direito de pedir uma folga ou férias ou ainda pedir demissão.Então,por que muitas vezes isso não é respeitado?Porque muitas vezes as pessoas esquecem que todos somos seres humanos e não máquinas,e como precisam ganhar dinheiro,acabam deixando pra lá e não concedendo o direito que a pessoa tem.Além disso,o sistema capitalista,impõe que sejamos máquinas para produzir mais e ter maiores lucros.
Nicolle - 1ºA - nº17
Penso que o filme Tropa De Elite apresentou aos brasileiros uma realidade um tanto escondida, porém imaginada. Aqueles que conheciam a existência do BOPE puderam enxergar de uma maneira que supostamente é a similar a real o que acontece dentro das favelas e aqueles que não sabiam de tal existência, tiveram a chance de conhecer.
De qualquer forma, Tropa De Elite é um filme de qualidade mas penso que seu sucesso fora tão grande devido à maneira que fora lançado: Internet e DVDs piratas antes do cinemas; a repercursão do caso despertou a atenção de muitos. Enfim; o que mais me chamou atenção no filme foi o modo de preparo dos policiais do BOPE. É adequado ao lugar onde irão trabalhar, mas na minha opinião aquele treinamento é quase um desumanizador. É como se a pessoa perdesse sua alma passional, a capacidade de pensar melhor antes de tomar as decisões, e a perde de tal forma que até em sua vida pessoal isso se reflete. Uma pessoa saudável na minha opinião tem que viver com equilíbrio. Por outro lado, vejo a grande necessidade e efetividade desse treinamento, e se o indivíduo consegue chergar ao fim do treinamento, ele chega por livre arbítrio. São duas maneiras de pensar que se opoem, porém ainda acho que tanta rigidez não é saudável para a vida humana. Um exemplo é o Capitão Nascimento, que sofre com os problemas de estresse e penso ainda que o remorso por todas as maldades que ele fez iria chegar um dia e chegou, resultando uma grande reflexão por sua arte de o que iria fazer dali para frente. É um trabalho exaustivo e que põe muita maldade no coração, esse treinamento dá forças aos policiais de fazer o que eles fazem no filme, matar e torturar pessoas, algumas que merecem, outras que não. Infelizmente, parece que essa é uma das únicas maneiras onde há um respeito (imposto pelo medo apenas), e que como retratado pelo filme, é o único tipo de polícia que consegue sucesso nas missões nos morros cariocas.
Marília Maldoti Silva; nº13; 1º ano A.
Tropa de Elite, um dos filmes mais polêmicos do Brasil, teve como objetivo mostrar a violência dentro de favelas brasileiras e a ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o filme exagerou muito sobre esses dois assuntos, não há só traficante e usuários de droga nas favelas, como também não há policiais incorruptíveis dentro do BOPE, o BOPE entra, mata e sai.
o Traficante vende, mata e lucra.
Infelizmente é uma realidade no nosso país e felizmente é muito exagerada no filme.
Laércio, N°12, 1°B
O filme Tropa de Elite aborda em praticamente todo o seu filme a quetão da violência.
No Rio de Janeiro infelizmente esse número vem aumentando a cada dia.
No filme a questao da violencia parece ser transmitida de uma forma real porem eles exageram um pouco dando a intender que se nao fosse o BOPE o Rio de Janeiro estaria perdido e na verdade isso está errado pois nao e apenas o BOPE que cuida da segurança do Rio de Janeiro tambem tem outras polícias.
Nome: Rodrigo Villa Cabral
Ano: 1 ano B
Número: 21
No filme tropa de elite vemos uma realidade que o Brasil passa e nós não temos tanto conhecimento quanto pensamos,neste filme vemos uma realidade que vivenciamos e não fazemos nada para mudar,nem ao menos nos preocupamos,só observamos o problema,"lavamos as mãos" e dizemos que não é nossa culpa o que esta acontecendo,o filme aborda varios temas sobre a violencia,a consequencia,as favelas do rio,o trafico,a vida das crianças,o futuro delas em uma favela.
Muitos pensam sobre isto ser somente um filme onde tudo é ficção,mas na verdade não enchergamos que esta realidade está bem na nossa frente,e que só pensamos em nós,e não estamos nem ai para o problema apresentado.
Este filme foi um "choque" para as pessoas,pois como muitas pessoas comentaram a primeira forma que ele foi exposto para os brasileiros foi atraves do "crime" que é o que os personagens do filme são contra.
Então vemos a hipocrisia de nossa sociedade,atraves do filme,encaixando pequenas partes com a vida real,relacionando algumas cenas com o cotidiano e noticias apresentadas no jornal,televisão,revistas e etc...
As pessoas deveriam ver que vivemos num conjunto,e que não é somente uma pessoa,como um "presidente" que pode mudar essa realidade e sim nós mesmo,minha opinão é esta,devemos viver num conjunto,um colaborando com o outro para um País melhor,e uma vida tranquila,sem termos que encarar este tipo de realidade exposta pelo filme.
nome: Bárbara Exposto
N: 01
Série: 1A
O filme Tropa de Elite é um filme que retrata vários aspectos da vida nas favelas e da polícia no Rio de Janeiro.
Um dos temas mais abordados no filme é a violência, como por exemplo o treinamento do BOPE e o fato de que praticamente tudo alí é alcançado através da violência, e não de uma forma pacífica e honesta; outro fato abordado no filme é também a corrupção que existe entre a polícia.
O filme realmente causou certo impacto nas pessoas por causa de toda a violência e como funcionam as coisas nas favelas do Rio. Ele é um filme que retrata a realidade, mesmo que na maioria das vezes essa realidade não pareça algo concreto para muitos de nós, pareça algo distante, pois faz parte de algo que não está no nosso cotidiano. É algo que nós só ouvimos falar ou vemos pela TV, e por isso não imaginamos que isso esteja acontecendo em nosso país.
Caroline - nº3, 1ºA
O Filme Tropa de Elite apresenta diversos assuntos como a violência nos dias de hoje. O Bope mostrado no filme, é bem realista e que praticamente eles torturam excessivamente. Agora essa guerra entre Policiais e Bandidos (Traficantes), muitas pessoas como pobres, até pessoas de classe média e alta podem ser atingidos, e nenhum dos lados estão certos, porque violência gera violência.
Foi um dos Filmes mais comentados do ano em que foi lançado, principalmente algumas das cenas do filme são apelativas e outras não acontecem realmente.
Lucas Do N. Manzi 1B
Numero 14
O Filme Tropa de Elite ele mostra toda a violência que tem no Rio De Janeiro.
Mais eu acho que o filme em si é exagerado,porque a violência no Rio não é daquele jeito.
E tambem ele fala de uma realidade que existe mais que na vida real nao mostra que é o envolvimento da classe media/alta com as drogas,e no filme eles mostram isso muito bem.
Concluindo o filme ele é muito bom mais tem algumas coisa que o autor acaba exagerando.
Talita Bueno 1°ano B N°23
Tropa e Elite foi um filme muito assistido e que causou grande polemica, devido ao seu conteudo que mostra um lado negro do Rio de Janeiro, por outro lado o filme coloca o Bope como um grande salvador, e como a unica solução para resolver os problemas que ali tem.
Uma das causas das polemicas foi a forma como o Bope faz para conseguir o que quer, eles fazem isso por meio de torturas, e assim fazem criminosos se confessarem e denunciarem outros criminosos.
Policiais corruptos, dominio do trafico, desenteresse da classe media, falta de apoio do governo, esses e outros temas sao abordados no filme
Octavio Henrique Ferreira Campanha
1a
Numero: 18
O filme Tropa de Elite foi um dos filmes que gerou mais debates sobre diversos assuntos.Violencia,corrupcao,e diversos outros assuntos que acontecen no dia a dia de muitas pessoas.O filme aborda perfeitamente o que acontece no dia a dia de um geito muito forte gerando grandes choques ao perceber a realidade.
Matheus Sakano,1ºA,Nº14.
O filme Tropa de Elite fala sobre vários assuntos como a violência
Nas favelas do Rio de Janeiro trafico de drogas e atinge a classe baixa
E no filme o bope seria o que faria respeito nas favelas exercendo a violência
Como elemento de dominação ,mas filme e ótimo mostra a realidade nas favelas
E no Brasil
Matheus vucovix nº15
O filme gera bastante discussão, principalmente a da violência na qual todos tem muitas opiniões diferentes.
O filme tenta mostrar o mais perto da realidade e mostra muitas vezes que as pessoas não se respeitam, que muitas vezes falam da boca para fora, sem saber, e tudo isso acaba gerando violência.
Fernanda Mesquita Lopes 1ºA numero: 05
Postar um comentário